Durante o IV Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, o professor, pesquisador do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP) e psicólogo, César Ades, explicou algumas paradigmas sobre o tema e quebrou algumas como tabus, como só as mulheres serem ciumentas ou se sentimento tende a ser normal.
O especialista primeiramente esclareceu que não possível determinar se o homem ou a mulher é mais ciumento. Isso porque na espécie humana, ambos lutarem pelo outro. Determina-se entre as espécies de seres vivos que as fêmeas sejam as deusas, pelas quais os machos devem brigar. Mas existem controvérsias, pois o meio social e as culturas modificam essas paradigmas. Ele ressalta ainda que o ciúme pode ser algo "normal" ou não. Se uma pessoa tende a ter uma visão confiante do relacionamento, isso é tranquilo, mas se o indíviduo é ansioso, telefona a cada instante, essas atitudes acabam desmoronando a relação.
Para ele, o ciúme deve e existe em qualquer relação. Vivemos rodeados por pessoas, e isso me estimula o interesse de querer cobiçar e conhecer um novo parceiro. Esse sentimento passa a ser tornar sério a medida que uma cara feia, seja, substituida pela desconfiança descontrada.
Leia mais aqui
Psiquiatra acredita que cíúme é um bom sentimento, leia
Nenhum comentário:
Postar um comentário