No dia 9 de outubro acontece a Mostra Mais por Menos no Rio de Janeiro. O evento reúne os principais decoradores e arquitetos da cidade para transmitir suas ideias e projetos com custo baixos, priorizando a sustentabilidade. Serão 75 ambientes diferentes, projetados a partir de caixotes, latinhas, bicicletas e outros objetos até então sem nenhuma utilidade.
Veja aqui 15 ideias simples e econômicas para se inspirar e fazer em sua casa:
Casas mais coloridas nesse verão
Presente nas principais passarelas de moda do mundo, o Color Blocking é uma tendência que veio para ficar. Essa mistura de cores fortes em tonalidades opostas em listras ou formas geométricas ( em blocos, daí o nome) tem dado o que falar também na arquitetura e decoração.
Na sala de estar
Colorido na varanda
No quarto de criança
Alguns arquitetos como Brunete Fraccaroli, Guilherme Torres, André Leite e Bruna Ximenes apresentam nesta reportagem para a Casa Abril como criar vários ambientes com essa divertida brincadeira de cores. Para os mais discretos, outra matéria interessante é como aplicar o Color Blocking de maneira mais sútil em uma residências através de peças decorativas. Leia e veja aqui.
Como cuidar do seu Jardim
Para você que tem um jardim em casa e não sabe como fazer a adubação necessária para não afetar as plantas aqui vai a dica. A prática de adubação consiste em repor os nutrientes retirados do solo pelas plantas.
Porém, em um jardim existem plantas de diferentes necessidades de nutrientes e a água das chuvas favorece uma rápida lavagem do solo. Portanto, a adubação em jardinagem acaba se tornando uma pratica necessária. A pouca possibilidade de recomposição natural dos nutrientes do solo que acontece na natureza pela decomposição de restos vegetais e animais torna a prática de adubação é quase obrigatória.
O engenheiro agrônomo Fabrício Alves recomenda que para se fazer a adubação do jardim é interessante que se faça a contratação de um profissional para realizar uma analise da terra , onde o mesmo fará a indicação balanceada de todos os nutrientes que o solo necessite
Uma outra dica é que depois da adubação sempre regue as plantas com bastante água.
Fabrício ressalta ainda que em um jardim sempre se cultiva plantas de diferentes espécies e com diferentes necessidades de nutrientes. Por isso a recomposição da fertilidade deve ser cíclica para não haver prejuízos dos solos ajardinados, quer pela perda da porosidade natural, pelo ressecamento do substrato e sua esterilização pelos raios solares.
Por isso a manutenção da fertilidade do solo em níveis ideais proporciona as condições satisfatórias ao desenvolvimento das plantas.
Fabrício lembra ainda que a melhor forma de adubação é a mista, organo - química, composta de matéria orgânica e adubos sintéticos.
Durante o outono e inverno as plantas entram numa fase de dormência, caracterizada pela redução de sua atividade vegetativa. “A fertilização durante esse período deve ser diminuída ou evitada”.
Agindo dessa forma haverá um jardim bem cuidado e as plantas e o meio ambiente agradecem .
Tipos de adubos
Os adubos são divididos em dois grupos, orgânicos e inorgânicos, os orgânicos são aqueles provenientes de matéria de origem vegetal ou animal, os inorgânicos são obtidos a partir da extração mineral ou de derivados do petróleo. O adubos orgânicos tem maior permanecia no solo, embora sejam absolvidos mais lentamente enquanto os inorgânicos são absolvidos mais rapidamente e têm a concentração mais forte, onde se deve tomar cuidado para não se ter uma super adubação no jardim.