quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O artesanato mineiro

Fundada no ano de 2001, a ASAA (Associação de Sacramento de Artesãos e Artistas) conta hoje com 25 artesãos associados. Dentro da entidade, os artistas criam diversas obras de arte, com projetos desenvolvidos com fibra de cana, bananeira e também fibra de café. É desenvolvido também um trabalho com crianças, chamando a atenção para a consciência sustentável, com temáticas de conscientização da preservação do meio ambiente através da reciclagem.

Este trabalho conta com a participação de 35 crianças. As atividades, conhecidas como psicoarteterapia, funcionam todas as terças e quintas-feiras.

Segundo a presidente  da ASAA, Leila Maria Tiago, existe um grupo chamado Arte Asanatu, que tem o objetivo de preservar a natureza. O grupo conta com oito integrantes na linha de produção, em que todo o trabalho de arte é feito com produtos recicláveis, como sacos de cimento e caixinhas de leite vazias. As embalagens são usadas para fazer bolsas  e vendidas em um estande onde fica o ponto de apoio ao turista da cidade de Sacramento (MG).

O grupo também realiza um projeto com garrafas pet e que no ano passado colaboraram com enfeites natalinos em Uberaba, no triângulo mineiro. Esse ano, parte da decoração natalina da cidade de Sacramento será feita com materiais recicláveis. Já foram encomendados seis árvores, três bonecos de neve e duas velas gigantes que irão enfeitar as ruas da cidade.



Leila Maria Tiago lembra que serão necessárias cerca de 7 mil garrafas pets para a realização desta obra de arte. Além deste projeto, a associação  passará a atender alunos do projeto Pró Jovem, através de ações que trazem o tema aprendendo a reciclar.

Será realizado ainda um trabalho com os presos da penitenciária, que em breve também estarão aprendendo a reciclar dentro da Associação. Segundo, Leila, os presos utilizarão objetos como as marmitas usadas por eles, para fazer arte.

Diversidade

São vários os artesões que fazem suas artes. Leila, por exemplo, é uma artesã que  realiza artes com a técnica do bisqui através do tingimento natural, usando sementes e terras de cores diferentes da região. A artesã trabalha ainda com a cultura afro. “É muito interessante desenvolver as bonecas afros com essa técnica. É uma forma de transmitir minha origem através desta arte”, disse.

Já Zenalvo de Lima é um dos artistas associados que  realiza um trabalho inovador através das obras de artes com as folhas de coqueiro.



A associação já participou de diversas feiras no País como A Feira Nacional  das Artes, em Belo Horizonte. Neste ano, a feira acontece agora no mês de novembro. Participou também do Projeto Escadaria, esteve também na Casa Minas, em São Paulo, entre outras.

Quem quiser conhecer as obras de arte da associação, o espaço fica no Ponto de Apoio ao Turista, em Sacramento (MG), localizado ao lado do Palácio das Artes. Informações (034) 3351-4460.

Nenhum comentário:

Postar um comentário