quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A comida mineira

A comida mineira é referência em todo o Estado de Minas Gerais e no País. De geração em geração, a tradição se estende por séculos. É na cozinha mineira que se transmite e revela suas várias influências, sejam elas africanas, portuguesas, italianas ou indígenas.Mas, o que mais chama a atenção é que mesmo com os avanços tecnológicos e as várias opções gastronômicas, as tradicionais famílias não deixam para traz as suas origens. No triângulo mineiro, por exemplo, em Sacramento, localizada a 30 km da divisa com o Estado de São Paul,o existe o Sítio do Retirinho, pertencente a família Ribeiro.

O sítio é o local de encontro dos familiares que moram alguns, na cidade de Sacramento outros em Uberaba e Franca. O interessante é que quando a turma se reúne nos finais de semana o que não pode faltar é a boa comida. E não é uma simples comida não: ela é especial. Porque é feita no fogão à lenha e nas tradicionais panelas de ferro e de barro.



“O final de semana começa e a galera não vê a hora de ir para o sítio, principalmente quando está reunida toda a família”, diz um dos integrantes da família Ribeiro, Aldair Silva. Segundo ele, ao chegarem no sítio é hora de saborear um delicioso pão de queijo assado na hora no forno do antigo fogão à lenha. Para os mais experientes, o pão de queijo assado no forno tem um sabor diferenciado.

A hora do almoço é mais esperada: o cozinheiro Aldair é quem toma conta da cozinha. Começa o preparo de todos o pratos do dia. No cardápio: arroz, feijão, macarronada, frango caipira, polenta e quiabo. E o cozinheiro garante que a galera adora sua comida, e que aprendeu a cozinhar com sua mãe. “Aprendi a cozinhar muito cedo e tenho paixão pela comida mineira”. O cozinheiro diz ainda que se pudesse abriria um restaurante tipicamente mineiro com o nome Tempero de Minas. “Com certeza iria fazer sucesso”, acredita.


Mas o fogão de lenha serve também para outros afazeres. O preparo do leite para se fazer aquele delicioso queijo ou requeijão e ainda o doce de leite - feito naqueles tachos de cobre, Os antigos dizem que um doce de leite feito no fogão à lenha tem um sabor incomparável  e que as pessoas da cidade grande deveriam conhecer e saborear as delicias da cozinha mineira. De geração em geração, as tradições são passadas dos avós para os pais e dos pais para os filhos.

O artesanato mineiro

Fundada no ano de 2001, a ASAA (Associação de Sacramento de Artesãos e Artistas) conta hoje com 25 artesãos associados. Dentro da entidade, os artistas criam diversas obras de arte, com projetos desenvolvidos com fibra de cana, bananeira e também fibra de café. É desenvolvido também um trabalho com crianças, chamando a atenção para a consciência sustentável, com temáticas de conscientização da preservação do meio ambiente através da reciclagem.

Este trabalho conta com a participação de 35 crianças. As atividades, conhecidas como psicoarteterapia, funcionam todas as terças e quintas-feiras.

Segundo a presidente  da ASAA, Leila Maria Tiago, existe um grupo chamado Arte Asanatu, que tem o objetivo de preservar a natureza. O grupo conta com oito integrantes na linha de produção, em que todo o trabalho de arte é feito com produtos recicláveis, como sacos de cimento e caixinhas de leite vazias. As embalagens são usadas para fazer bolsas  e vendidas em um estande onde fica o ponto de apoio ao turista da cidade de Sacramento (MG).

O grupo também realiza um projeto com garrafas pet e que no ano passado colaboraram com enfeites natalinos em Uberaba, no triângulo mineiro. Esse ano, parte da decoração natalina da cidade de Sacramento será feita com materiais recicláveis. Já foram encomendados seis árvores, três bonecos de neve e duas velas gigantes que irão enfeitar as ruas da cidade.



Leila Maria Tiago lembra que serão necessárias cerca de 7 mil garrafas pets para a realização desta obra de arte. Além deste projeto, a associação  passará a atender alunos do projeto Pró Jovem, através de ações que trazem o tema aprendendo a reciclar.

Será realizado ainda um trabalho com os presos da penitenciária, que em breve também estarão aprendendo a reciclar dentro da Associação. Segundo, Leila, os presos utilizarão objetos como as marmitas usadas por eles, para fazer arte.

Diversidade

São vários os artesões que fazem suas artes. Leila, por exemplo, é uma artesã que  realiza artes com a técnica do bisqui através do tingimento natural, usando sementes e terras de cores diferentes da região. A artesã trabalha ainda com a cultura afro. “É muito interessante desenvolver as bonecas afros com essa técnica. É uma forma de transmitir minha origem através desta arte”, disse.

Já Zenalvo de Lima é um dos artistas associados que  realiza um trabalho inovador através das obras de artes com as folhas de coqueiro.



A associação já participou de diversas feiras no País como A Feira Nacional  das Artes, em Belo Horizonte. Neste ano, a feira acontece agora no mês de novembro. Participou também do Projeto Escadaria, esteve também na Casa Minas, em São Paulo, entre outras.

Quem quiser conhecer as obras de arte da associação, o espaço fica no Ponto de Apoio ao Turista, em Sacramento (MG), localizado ao lado do Palácio das Artes. Informações (034) 3351-4460.

Como cuidar do seu jardim

Para você que tem um jardim em casa e não sabe como fazer a adubação necessária para não afetar as plantas aqui vai a dica. A prática de adubação consiste em repor os nutrientes retirados do solo pelas plantas. 

Porém, em um jardim existem plantas de diferentes necessidades de nutrientes e a água das chuvas favorece uma rápida  lavagem  do solo. Portanto, a  adubação em jardinagem acaba se tornando uma pratica necessária. A pouca possibilidade de recomposição natural dos nutrientes do solo que acontece na natureza pela decomposição de restos vegetais e animais torna a prática de adubação é quase obrigatória.

O engenheiro agrônomo Fabrício Alves recomenda que para se fazer a adubação do  jardim é interessante que se faça a contratação de um profissional para realizar  uma analise da terra , onde o mesmo fará a indicação balanceada de todos os nutrientes que o solo necessite

Uma outra dica é que depois da adubação sempre regue as plantas com bastante água.
Fabrício ressalta ainda que em um jardim sempre se cultiva  plantas de diferentes espécies e com diferentes necessidades de nutrientes. Por isso a recomposição da fertilidade deve ser cíclica para não haver prejuízos dos solos ajardinados, quer pela perda da porosidade natural, pelo ressecamento do substrato e sua esterilização pelos raios solares.

Por isso a manutenção da fertilidade do solo em níveis ideais proporciona as condições satisfatórias ao desenvolvimento das plantas.
Fabrício lembra ainda que a melhor forma de adubação é a mista, organo - química, composta de matéria orgânica e adubos sintéticos.

Durante o outono e inverno as plantas entram numa fase de dormência, caracterizada pela redução de sua atividade vegetativa. “A fertilização durante esse período deve ser diminuída ou evitada”.
Agindo dessa forma haverá um jardim bem cuidado e as plantas e o meio ambiente agradecem .



Tipos de adubos

Os adubos são divididos em dois grupos, orgânicos e inorgânicos, os orgânicos são aqueles provenientes de matéria de origem vegetal ou animal, os inorgânicos são obtidos a partir da extração mineral ou de derivados do petróleo. O adubos orgânicos tem maior permanecia no solo, embora sejam absolvidos mais lentamente enquanto os inorgânicos são absolvidos mais rapidamente e têm a concentração mais forte, onde se deve tomar cuidado para não se ter uma super adubação no jardim. 

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Casas mais coloridas nesse verão

Presente nas principais passarelas de moda do mundo, o Color Blocking é uma tendência que veio para ficar. Essa mistura de cores fortes em tonalidades opostas em listras ou formas geométricas ( em blocos, daí o nome) tem dado o que falar também na arquitetura e decoração. 


Na sala de estar


 Colorido na varanda
No quarto de criança


Alguns arquitetos como Brunete Fraccaroli, Guilherme Torres, André Leite e Bruna Ximenes apresentam nesta reportagem para a Casa Abril como criar vários ambientes com essa divertida brincadeira de cores. Para os mais discretos, outra matéria interessante é como aplicar o Color Blocking de maneira mais sútil em uma residências através de peças decorativas. Leia e veja aqui.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Vem aí o segundo passeio pela Serra da Canastra

Acontece no dia 15 de outubro o segundo passeio para a Serra da Canastra organizado por Marcio Manzam, acompanhado por um grupo de amigos de Sacramento (MG). O primeiro foi realizado de fevereiro deste ano. “A galera não vê a hora de chegar o dia”,  garante o organizador Berlo. Segundo ele o trajeto será o mesmo.

Cachoeira do Fundão

A saída está prevista para ás 5h30, no posto da entrada da cidade com destino ao Distrito de Sete Voltas, passando pelo município de Delfinópolis . Durante o trajeto haverão várias paradas para apreciação paisagem que fica a beira da trilha incluindo visitas a algumas cachoeiras.O caminho de terra não é dos melhores, por isso, os carros já são preparados para enfrentar alguns obstáculos  pelo caminho. Os integrantes contam motos, jipes, gaiolas, caminhonetes 4x4, todos equipados para desbravar o caminho sem ter medo de acelerar fundo nessa aventura.


Belezas naturais da Serra da Canastra

“O passeio é descontraído”, garante Marcio. A previsão para o almoço é por volta das 13 hrs no município de São João Batista do Glória, no conhecido restaurante da Vanda. “Ponto de encontro para quem quer saborear uma deliciosa comida tipicamente mineira e caseira, em uma residência que fica aos pés da conhecida Serra da Pedra Branca”. Depois do almoço a expedição continua, passando pela parte baixa da Serra da Canastra, onde é possível avistar inúmeras cachoeiras. Em Vargem Bonita, Manzam informa que a intenção é chegar a São Roque de Minas, onde os aventureiros passarão a noite.

Muito verde no Vale da Canastra

No domingo (16), a viagem continua, desta vez desbravando a Serra da Canastra, vindo pela parte alta da serra rumo á nascente do Rio São Francisco. Depois haverá o retorno por dentro do parque até chegar novamente em Sacramento para confraternização final.
Ao todo são mais de 200 km de estrada de terra, contato com a natureza e ar puro.  Para quem gosta de aventuras, é uma boa opção para se divertir. Informações sobre o passeio pelo contato contato@terraviva.net.br  


Risqué lança opções para o verão

A líder no segmento de esmaltes no Brasil, a Risqué  faz constantemente parcerias com estilistas, top models e fashionistas, e não se cansa de inovar nas cores. Além do recente lançamento da linha Primavera/Verão Risqué ♥ Dogs em parceria com Reinaldo Lourenço, a marca também apresentou a segunda edição da Risqué Penelope Charmosa. Na Dogs as tonalidades variam entre em azul bebê, pêssego, rosa claro e cinza com texturas diferenças cremosas e brilhantes conforme a cor. Já a cartela de cores da Penelope Charmosa  acrescenta ainda, além dos rosas e azuis pasteis, o amarelo, lilás e vermelho. 
Risqué ♥ Dogs 



Risqué Penelope Charmosa


Inspirada no tropicalismo, a Risqué apresenta cores mais fortes na Coleção Color Effect com laranja, verde, cinzas e vermelho cintilantes que dão uma cor brilhantes as unhas conforme a luz. Para quem prefere passar despercebido pela multidão, mas sem perder o charme, outra novidade é a segunda edição do Fast Fashion com o esmalte Nude Ouro. 


Risqué Color Effect

Risqué Fast Fashion