A comida mineira é referência em todo o Estado de Minas Gerais e no País. De geração em geração, a tradição se estende por séculos. É na cozinha mineira que se transmite e revela suas várias influências, sejam elas africanas, portuguesas, italianas ou indígenas.Mas, o que mais chama a atenção é que mesmo com os avanços tecnológicos e as várias opções gastronômicas, as tradicionais famílias não deixam para traz as suas origens. No triângulo mineiro, por exemplo, em Sacramento, localizada a 30 km da divisa com o Estado de São Paul,o existe o Sítio do Retirinho, pertencente a família Ribeiro.
O sítio é o local de encontro dos familiares que moram alguns, na cidade de Sacramento outros em Uberaba e Franca. O interessante é que quando a turma se reúne nos finais de semana o que não pode faltar é a boa comida. E não é uma simples comida não: ela é especial. Porque é feita no fogão à lenha e nas tradicionais panelas de ferro e de barro.
“O final de semana começa e a galera não vê a hora de ir para o sítio, principalmente quando está reunida toda a família”, diz um dos integrantes da família Ribeiro, Aldair Silva. Segundo ele, ao chegarem no sítio é hora de saborear um delicioso pão de queijo assado na hora no forno do antigo fogão à lenha. Para os mais experientes, o pão de queijo assado no forno tem um sabor diferenciado.
A hora do almoço é mais esperada: o cozinheiro Aldair é quem toma conta da cozinha. Começa o preparo de todos o pratos do dia. No cardápio: arroz, feijão, macarronada, frango caipira, polenta e quiabo. E o cozinheiro garante que a galera adora sua comida, e que aprendeu a cozinhar com sua mãe. “Aprendi a cozinhar muito cedo e tenho paixão pela comida mineira”. O cozinheiro diz ainda que se pudesse abriria um restaurante tipicamente mineiro com o nome Tempero de Minas. “Com certeza iria fazer sucesso”, acredita.
Mas o fogão de lenha serve também para outros afazeres. O preparo do leite para se fazer aquele delicioso queijo ou requeijão e ainda o doce de leite - feito naqueles tachos de cobre, Os antigos dizem que um doce de leite feito no fogão à lenha tem um sabor incomparável e que as pessoas da cidade grande deveriam conhecer e saborear as delicias da cozinha mineira. De geração em geração, as tradições são passadas dos avós para os pais e dos pais para os filhos.